segunda-feira, 13 de julho de 2009

Visitas às outras comunidades

Começamos a visitar outras comunidades do município de Autazes. Essas comunidades têm acesso por meio do rio. Acordamos mais cedo para embarcar no lugar combinado às 8 da manhã.

A viagem até as comunidades é ainda mais bonita do que já tínhamos visto até então. O caminho pelo rio levou cerca de 40 minutos e passamos por igarapés e uma bela vegetação típica da Floresta Amazônica.




A viagem foi feita em um barco bem rápido pertencente ao dono de uma náutica aqui na cidade. Ele faz barcos sem planejamento prévio, sem um modelo desenhado no papel, e não tem curso superior, ou seja, não estudou engenharia. Além da náutica ele está fazendo uma olaria, cuja máquina ele mesmo produziu. Nos próximos dias ele também será entrevistado.

Precisávamos voltar à cidade ao meio dia. Começamos a visita pela comunidade de Novo Céu. Lá conversamos com algumas pessoas do comércio logo na entrada da comunidade.



Depois fomos à comunidade de Muritinga, bem perto de Novo Céu e conversamos com o um pequeno comerciante da comunidade indígena.

As entrevistas se encontram na seção Tomadores de Microcrédito

À noite fomos ver uma unidade de ensino tecnológico à distância na escola. Infelizmente o sistema não estava funcionando, mas foi surpreendente ver o grau de tecnologia e interação envolvido nas aulas. As aulas eram ministradas por um professor em Manaus para algumas cidades que podiam se comunicar tanto com o professor como com as demais cidades. Quando havia algum exercício ou discussão a ser feita era possível imprimir as cópias necessárias em uma impressora que estava entre os demais equipamentos tecnológicos utilizados pela professora.

Jantamos no restaurante Bom Prato com o pessoal que trabalha na agência do banco.

Um comentário:

  1. SOLLYYYYYYYYYYY!!!!
    Esse é meu mlk!!!!
    Que dah hora cara!!! Muito bacana esse projeto!!!
    Abrações!!

    ResponderExcluir

Seguidores