domingo, 19 de julho de 2009

Segunda semana

Esse final de semana ficamos Autazes. No Sábado, descansamos durante o dia e à noite fomos a mais um arraial na cidade. As pessoas no geral são bem receptivas aqui. Já conhecemos bastante gente por meio das entrevistas que realizamos nos últimos dias.



Estamos tentando achar algum lugar para mergulhar. Porém embora haja rios em abundância por aqui, os lugares para mergulhar são um pouco mais distantes do centro. Além disso, ouvimos algumas histórias de jacarés, sucuris e candirus. Essas histórias tiraram um pouco da nossa ansiedade de nadar nos rios amazonenses.

Acabamos de entrevistar os correspondentes bancários, inclusive o correspondente da Caixa Econômica Federal, na Lotérica. Descobrimos que a Lotérica também atua junto ao Banco do Brasil, porém somente nas operações de saque e saldo.



As entrevistas estão na seção Correspondentes Bancários e Comércio



A dona de um dos mercados que era correspondente bancário havia nos dito que com o Banco Posta o dinheiro aumentara, mas com a abertura da agência em 2007, o dinheiro sumira. Junto com o Renê e a Karol, formulamos a hipótese de que com a instalação da agência e o maior acesso ao crédito as pessoas passaram a ter acesso a bens de maior valor agregado, não sobrando tanto dinheiro para gastar em bens mais baratos, como os encontrados nos mercadinhos.



O Banco Postal só fornecia empréstimo uma vez a cada dois meses, enquanto a agência fornecia crédito diariamente. Para analisarmos a veracidade dessa hipótese, entrevistamos cinco lojas que vendem produtos de maior valor agregados, principalmente eletrodomésticos. As entrevistas mais relevantes estão na seção Correspondentes Bancários e Comércio.


Outras hipóteses possíveis é o aumento da concorrência e as demissões realizadas pela prefeitura(que possui como meta 30% dos servidores e já alcançou cerca de 20%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores