quinta-feira, 23 de julho de 2009

Prefeitura e capacitação do SEBRAE

Pela manhã fomos novamente ao banco da cidade para fazer algumas entrevistas com os clientes. Mas não ouvimos nada diferente do que havíamos ouvido na primeira semana. Muitos dos clientes já fizeram empréstimos, principalmente empréstimos consignados. Os seguros são pouco usados.

Fomos também à prefeitura falar com a Dona Graça, chefe de gabinete. Ela fora avisada pelo Petrônio que estávamos a procurando. O Petrônio é uma pessoa muito interessante que conhecemos aqui em Autazes. Ele era da marinha naval e já havia conhecido muitos países. Nos contou de vários lugares, como a África – onde ele afirmou haver miséria extrema - Bolívia e Venezuela e nos mostrou seus projetos em Autazes. Como ele mesmo afirmou, e logo percebemos, ele é como o professor Pardal, que procura entender tudo e faz diversos experimentos. Ele é engenheiro e veio da Venezuela para Autazes fazer uma indústria de reciclagem e outras atividades produtivas relacionadas aos produtos da reciclagem.

A Dona Graça foi bastante receptiva, nos informou alguns dados gerais do município e nos indicou quem poderia nos fornecer outros dados. Os dados que conseguimos foram:

Número de escolas:

40 escolas municipais na zona rural (até o Ensino Fundamental)
5 escolas estaduais na zona urbana (até o Ensino Médio)

Número de hospitais: 1

Número de postos de saúde: 5

Número de delegacias: 1

Os outros dados que estávamos procurando eram o número de aposentados, funcionários públicos, beneficiados pelo bolsa-família e a arrecadação tributária municipal dos últimos dez anos.

Pela tarde fomos à aula “Aprender a Empreender”, dada aos tomadores de crédito da AFEAM. Essa foi dada por um técnico do SEBRAE. A aula abordava temas como empreendedorismo, relacionamento com fornecedores, clientes, concorrentes, marketing e publicidade. Os temas eram abordados de forma lúdica, com diversos exemplos e algumas atividades grupais. O professor possuía grande facilidade em comunicação e interagia bastante com a classe garantindo a atenção dos alunos. Foi distribuída uma apostila e havia também um DVD que não chegou a ser distribuido, mas conseguimos tanto o DVD quanto a apostila. O material é de grande qualidade e chega a analisar temas mais complexos, como o cálculo do ponto de equilibrio a partir da margem de contribuição e custos fixos.

Infelizmente o curso não foi dado como fora proposto, em 6 dias de 4 horas, devido à questão de tempo do SEBRAE e da AFEAM . O curso fora dado aqui em Autazes em dois dias de 5 horas.


O primeiro dia de aula foi bastante interessante e abordava temas aparentemente simples mas essenciais de serem pensados pelos empreendedores, como quem são os concorrentes, a possibilidade de fazer parcerias de compra para conseguir ganhos de escala e os 4 P’s do marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores