domingo, 12 de julho de 2009

Primeiros contatos

No primeiro dia de visita a Autazes conhecemos melhor a estrutura da cidade, que nos surpreendeu positivamente. A cidade possui um comércio relativamente desenvolvido, com diversas lojas de variedades (como a Kuazitudo), mercados e até uma concessionária de motos. Muitas delas aceitam cartões de crédito. Além da praça principal, o comércio é bastante desenvolvido na avenida perpendicular à praça, a principal avenida da cidade.

Em relação aos serviços financeiros observamos a existência de uma agência de uma banco, instalada em 2007, uma financeira e de três correspondentes bancários do banco e um correspondente da Caixa Federal (na Lotérica). Além disso, existe o Banco Postal desde 2002.


De manhã fomos à prefeitura tentar falar com o prefeito para nos apresentarmos, explicarmos nossa pesquisa e solicitar uma possível reunião para obter dados da cidade e indicações de lugares a serem investigados. No dia a prefeitura estava bastante tumultuada. Era recesso facultativo, pois havia falecido uma funcionária da prefeitura. A prefeitura estava repleta de pessoas, grande parte delas esperando para falar com o prefeito. Ficamos na fila até sermos atendidos.

Gentilmente fomos recebidos em uma reunião em que estavam presentes o prefeito Wanderlan Sampaio e o vice-prefeito Tadeu. Nessa reunião eles se mostraram bastante solícitos e dispostos a nos fornecer os contatos necessários para o nosso trabalho.

Tentamos também estabelecer um primeiro contato com os colaboradores do banco. Entramos na agência, que é o lugar mais frio da cidade devido ao potente ar condicionado, e fomos conversar com o segurança para que ele indicasse algum dos gerentes. Esperamos por cerca de 30 minutos até que o gerente administrativo veio nos receber e falou que precisavamos antes de uma autorização do gerente da agência. Logo depois nosso orientador Renê fez contato com um gerente do banco em São Paulo e no dia seguinte foi marcado um almoço com os funcionários do banco em Autazes.

Tentamos também um primeiro contato com Banco Postal, mas o gerente exigiu que falássemos com um supervisor. Tivemos dificuldades para nos comunicar com o supervisor e posteriormente para conseguir uma reunião com o gerente da agência.

No final do dia dicutimos alguns textos sobre microcrédito e métdodos de pesquisa. Os textos eram relacionado ao BPP(Banco do Povo Paulista), Muhammad Yunus e alguns textos do CEPAM.

Jantamos no restaurante Bom Prato, que parecia ser nossa única opção. Nossa impressão era de que a cidade eram mais desenvolvieda do que imaginávamos e tinhamos ainda bastante a conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores