domingo, 19 de julho de 2009

Fim da primeira semana

Sexta feira de manhã, após o café, sistematizamos as tarefas a serem feitas nas próximas duas semanas de trabalho em campo. No dia anterior, o Renê havia encontrado uma feira de produtores na cidade que seria de grande valia para entender o funcionamento do microcrédito.

Fomos então até a feira realizar algumas entrevistas. A feira é um lugar fechado dividido em vários boxes ocupados por açougues, peixarias, comércio de grãos, lanchonetes, artesanatos, dentre outros estabelecimentos.




Entrevistamos oito comerciantes da feira. As entrevistas mais relevantes se encontram na seção Tomadores de Microcrédito.

Durante a tarde a chuva foi forte, fato esse que aconteceu somente um dia essa semana, sendo o resto dos dias de sol intenso e muito calor. O calor aqui perdura durante todo ano, ouvimos inclusive um engraçado comentário que dizia que quando fazia 29º C em Autazes, o hospital ficava cheio.

Após o almoço, mapeamos e visitamos os correspondentes bancários da cidade. Além da Lotérica (Caixa Econômica Federal) e do Banco Postal, existem mais três correspondentes do banco.

As entrevistas nos correspondentes se encontram na seção Correspondentes Bancários e Comércio.









Pela noite jantamos de novo com os funcionários da agência do banco e acabamos dormindo um pouco mais cedo para compensar essa primeira semana corrida e bastante produtiva.

Começamos a ter uma visão mais clara sobre a prestação de serviços financeiros na cidade. Os depósitos, saques, pagamento de boletos e empréstimos consignados representam quase a totalidade dos serviços prestados. A poupança, os seguros e o microcrédito parecem ser muito pouco utilizados pela população.

Outra importante percepção é a grande importância das transferências sociais e do funcionalismo público na economia local. Além disso, a pecuária de corte e a pecuária leiteira são relevantes economicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores