quinta-feira, 23 de julho de 2009

Terceira semana

No começo da terceira semana em Autazes entramos novamente em contato com o Banco Postal, o banco da cidade e a Prefeitura em busca de dados mais concretos que pudessem nos explicar melhor como está a realidade da bancarização e do microcrédito em Autazes.

Desde o início da pesquisa o contato com o Banco Postal não foi nada fácil devido à grande burocracia existente no modelo organizacional dos Correios. No primeiro dia de trabalho aqui em Autazes, ainda junto ao nosso orientador Renê, tentamos entrevistar o gerente do Correios da cidade, mas não foi possível devido à falta de uma autorização dos superiores dele. Nos dias seguintes continuamos tentando estabelecer um contato com o gerente para que pudéssemos colher dados de como a população usa o Banco Postal, sempre em vão. Chegamos a enviar um e-mail para a Assessoria de Comunicação com as perguntas a serem feitas ao gerente, mas este não foi respondido. Então tentamos novamente nesse dia e obtivemos a garantia de que o e-mail seria respondido, mas uma entrevista não seria autorizada pois os Correios só autorizam entrevistas com gerentes caso algum assessor de comunicação da empresa esteja presente. Continuamos aguardando a resposta do e-mail.

A Prefeitura de Autazes sempre nos recebeu muito bem e fez de tudo para que conseguíssemos as informações que procurávamos. Porém, devido ao falecimento de um ex-governador do Amazonas no final de semana, foram decretados três dias de ponto facultativo na prefeitura. Então fomos informados que só conseguiríamos conversar com a Chefe de Gabinete e o Secretário de Finanças no dia seguinte.

Os colaboradores do banco também colaboraram muito para a pesquisa. No momento precisávamos de algumas informações um pouco mais confidenciais, então nos pediram que enviasse um e-mail à matriz pedindo uma autorização. A autorização ainda não foi concedida.

Entrevistamos também a financeira da cidade e as duas concessionárias de motos. Segue um resumo das entrevistas:

Rubelmar,
Autocred Financeira
  • Abriu há dois meses e já realizou 70 concessões de crédito
  • O principal destino desse dinheiro é a reforma de casas e tratamentos médicos
  • Valor médio emprestado é de R$ 2 mil e só realizam empréstimos consignados
  • 60% das pessoas que obtêm empréstimos com eles já chegam com pelo menos um empréstimo na carteira
  • Houve um funcionário que chegou com 5 empréstimos em carteira, ou seja, já não recebia quase nada de salário

Carlos,
Manaus Moto Center – Concessionária Honda

  • Abriu há um mês
  • Venderam 8 motos financiadas pelo banco e 4 por consórcio
  • No financiamento do banco ele não conhece qual o critério para a concessão, porque alguns autônomos conseguem o financiamento e outros não
  • O gerente do banco já avisou não vai liberar financiamento para autônomos e moto-taxistas

Gilzinéia e Euclínger,
Multimarcas Moto e Cia

  • Estão há seis anos no mercado
  • Os financiamentos da loja são feitos com o banco. Para profissionais autônomos o financiamento geralmente é liberado, mas exige-se entrada.
  • Vende cerca de 6 motos por mês. Antes da instalação da agência do banco na cidade vendiam 3 motos por mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores