segunda-feira, 20 de julho de 2009

Visita à COOPLAN

Acordamos bem cedo para embarcarmos às 7h com o vice-prefeito de Autazes para conhecer a Cooplan, uma cooperativa de leite que é financiada pelo Banco do Brasil na comunidade de Novo Céu, aqui em Autazes. O vice-prefeito é um dos 51 cooperados.

Já tínhamos visitado essa comunidade semana passada. São 40 minutos de barco, num percurso muito bonito. Pela manhã participamos da reunião de diretoria e pela tarde da Assembléia da cooperativa. Fomos muito bem recebidos por todos. Ficamos surpresos com o bom humor e a forma democrática com que os assuntos eram abordados.

O presidente da cooperativa citou que uma das razões da escolha da Cooplan para receber um investimento de R$ 2 mi do Banco do Brasil, com taxa de 2% ao ano, foi essa capacidade de mobilização e união dos produtores de leite da comunidade.

Interessante também foi perceber que a questão da preservação ambiental aqui na Amazônia está em discussão nas cooperativas e associações. Foi citada algumas vezes a preocupação dos cooperados em se encaixar nas leis ambientais vigentes. Além disso, ouvimos que a pecuária de abate aqui no Amazonas é palavrão, e a pecuária de leite precisa ser muito cuidadosa com a preservação do ambiente, pois a fiscalização vem se tornado maior.


Estava em pauta também a visita de Lula, Carlos Minc e Fernando Gabeira a Manaus para tratar de questões ambientais.

Tivemos uma interessante conversa com o engenheiro ambiental Jair Lima Barreto. Jair se formou em engenharia no interior de São Paulo, em Piracicaba. Disse que em São Paulo muitas coisas já estão encaminhadas e acertadas, como ele queria fazer a diferença e causar um impacto positivo na vida de muitas pessoas, resolveu vir trabalhar no Amazonas há 30 anos atrás. Trabalhou no SEBRAE e atuou em quase todos os municípios amazonenses. Descobriu em Autazes um grupo de pessoas que estavam determinadas a se unirem para criarem uma cooperativa e assim produzirem queijos e derivados de alta qualidade. Jair então entrou como consultor e está há 5 anos assessorando a cooperativa. Somente esse ano eles receberam a notícia que tanto esperaram: a indústria de laticínios será financiada. Jair disse que para o desenvolvimento da comunidade deveria ser criada também uma associação para as mulheres dos cooperados da Cooplan, assim evita-se problemas familiares já que a família não vai ser sustentada apenas pelos homens. Criou-se então a AMEC, que é a associação das mulheres dos cooperados da Cooplan. Na AMEC as mulheres produzirão doces e derivados que aproveitarão o leite mais ácido que não pode ser utilizado na produção de queijos. Ele citou que a AFEAM é uma medida política e pouco eficaz por não ser permanente. O Governo Estadual define o quanto vai destinar a cada município, embasado por questões políticas. O próximo passo é trabalhar na idéia de montar uma cooperativa de crédito para fomentar o desenvolvimento na cidade. Essa cooperativa de crédito possui como principais objetivos possuir um terminal de banco para realizar as transações financeiras que aumentarão e fornecer microcrédito aos cooperados.

Um comentário:

  1. oi meninos!!
    Fiquei bem feliz com as entrevistas de vcs!
    Achei bem legal todas as informações que vcs conseguiram na AFEAM. O material tá muito bom!
    estou orgulhosa...
    beijos!

    ResponderExcluir

Seguidores